Kernel 2.6.0 Released - Quem deve atualizar?
José Adilson
2003-12-18 13:18:25 UTC
Prezados Senhores,
Com a liberação do kernel 2.6.0 gostaria de saber a opinião dos senhores
quanto à necessidade de atualização do kernel. Ou seja quais os
melhoramentos para máquinas desktop? Quem não atualizar estará perdendo
muita coisa?
Daniel Moraes
2003-12-18 14:33:55 UTC
Opa!

Estará perdendo muito sim! Principalmente em relação ao escalonamento de
processos e a consequente latência. As mudanças neste quesito, por
exemplo, foram muito significativas. Se seu xmms dava umas engasgadas
quando você abria o OpenOffice, por exemplo, muito provavelmente não
engasgará mais. Isso sem falar no resto (pessoal da lista, me ajudem)
como o acesso à dispositivos ide e usb sem usar emulação scsi, etc.

Dê uma olhada no link:
http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/softwarelivre/document/?code=94
nele tem alguns gráficos comparando o 2.4 com o 2.6

[]s

Daniel
Bruno Henrique Lellis
2003-12-18 15:05:49 UTC
E quanto à servidores?

Podem, devem ou não atualizar?

Muito obrigado,
Bruno Lellis.

Rogério Neves Batata
2003-12-18 16:32:28 UTC
On Thu, 18 Dec 2003 13:05:49 -0200
"Bruno Henrique Lellis" <***@orgsystem.com.br> wrote:

Eu aguardaria mais uns dias! :-)

Servidores em geral são mais delicados e requerem mais cuidados. Espere
uns dias, pra ver se não passou nenhum grande furo. Dai migre...

Pelo menos é a minha opnião

Batata, previdente

#> E quanto à servidores?
#>
#> José Adilson wrote:
[...]
#> --
#> To UNSUBSCRIBE, email to
debian-user-portuguese-***@lists.debian.org
#> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
#> ***@lists.debian.org
#>
#>
#>
#> --
--
Rogério Neves Batata (***@pr.gov.br)
Companhia de Informática do Paraná - Celepar Linux User #87955

/"\
\ / Campanha da fita ASCII - contra mail html
X ASCII ribbon campaign - against html mail
/ \
Daniel Moraes

Rodrigo Formel
2003-12-18 17:59:33 UTC
Post by Bruno Henrique Lellis
E quanto à servidores?
Podem, devem ou não atualizar?
Muito obrigado,
Bruno Lellis.
Eu vou esperar o 2.6.1 para atualizar os servidores. O 2.6.0 vai para a
máquina de testes! ;)

[]s

Formel
Rodrigo Formel
***@jcbros.com.br
-
JC & Brothers Tecnologia da Informação
www.jcbros.com.br
Fabricio Cannini Flores
2003-12-18 18:06:11 UTC
Post by Bruno Henrique Lellis
E quanto à servidores?
Podem, devem ou não atualizar?
Acho que não deve ser algo "pra ontem",
é bom esperar até "a poeira baixar" e evitar os bugs temporãos.
Acho que lá pelo 2.6.4 vai tá em ponto de bala.

Mas pra desktops acho que não tem muito problema,
pois a parte 'zé mané' do kernel (USB 1.1 e 2.0, firewire,
o fim do ide-scsi) foi muuuuuuito melhorada.

aqui tem outro comparativo entre 2.4 e 2.6:
http://bulk.fefe.de/scalability
--
POP. Nem parece internet grátis.

Seja POP você também!
Acesse: http://www.pop.com.br/discador.html e baixe o POPdiscador.
Felipe de Fraga Roman
2003-12-18 19:24:43 UTC
Post by Bruno Henrique Lellis
E quanto à servidores?
Podem, devem ou não atualizar?
eu vou esperar sair pelo menos uma versão para debian, mas no meu desktop que
uso Debian Sid já estou usando ;D

roman:/home/roman# uname -a
Linux roman 2.6.0 #1 Thu Dec 18 14:18:23 BRST 2003 i686 GNU/Linux

[]'s
--
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
***@ulbra.br
Rodrigo Gruppelli
2003-12-18 22:04:31 UTC
Mas pra desktops acho que n=E3o tem muito problema,
pois a parte 'z=E9 man=E9' do kernel (USB 1.1 e 2.0, firewire,
o fim do ide-scsi) foi muuuuuuito melhorada.
Fim do ide-scsi?? Uia! Como que funciona agora?

[]s
Rodrigo
José de Paula
2003-12-19 03:09:54 UTC
Post by Rodrigo Gruppelli
Fim do ide-scsi?? Uia! Como que funciona agora?
Na verdade, não o fim do ide-scsi; esse módulo apenas não foi
(aparentemente) atualizado; ele não funciona no kernel novo, apesar de o
código não ter sido removido.

Agora, funciona como deveria ter funcionado desde o início: o próprio
Linus Torvalds mandou pro pessoal do cdrecord um patch para ele
trabalhar com dispositivos ATAPI. Versões mais novas do cdrecord (a do
sid, por exemplo) funcionam sem necessidade da emulação ide-scsi, e em
velocidade normal (testei isso ainda ontem).
Existem 10 tipos de pessoas: as que sabem binário e as que não sabem.
Marcelo Neres dos Santos
2003-12-19 12:38:10 UTC
Post by José de Paula
[...]
Tá, mas e pra esta versão do cdrecord funcionar com o kernel 2.4.22,
precisa do ide-scsi? É que estou tentando a dias configurar o CDRW do
meu note e não estou conseguindo, coisa que sempre consegui numa boa.
Qdo carrego os módulos dá um pau no kernel e a maquina trava!
Como vai funcionar no novo kernel, vai ter um modulo "especial" para
gravadores de CD?

Marcelo.
Fabricio Cannini Flores
2003-12-19 17:27:28 UTC
Post by Rodrigo Gruppelli
Post by Fabricio Cannini Flores
[...]
Sem.
http://programming.linux.com/article.pl?sid=03/12/09/1341236&mode=thread&tid
=40&tid=91

Flavio Alberto Lopes Soares
2003-12-19 18:15:44 UTC
No momento tenho uma dúvida, acabei de compilar o 2.6.0 pra minha
máquina Desktop e desenvolvimento aqui da firma e percebi uma coisa:

- o modconf não lê a lista de módulos, pois agora eles terminam em .ko e
não mais em .o, dá pra configurar o modconf pra ler estes arquivos, ou
não tem jeito, vou ter que esperar uma versão nova do modconf ?
FaRaOhh
2003-12-19 18:54:02 UTC
Post by Flavio Alberto Lopes Soares
[...]
Eu já havia feito essa pergunta até em lista internacionais, não obtive
resposta. Agora não sei se é pq não tem resposta mesmo ou se não
intenderam meu inglês, e nem me avisaram, coisas do tipo "Sorry but I do
not understand what you mean." :_(
--
Marcello Henrique - FaRaOhh
Debian User:629 - #livres (irc.freenode.org)
Mario Olimpio de Menezes
2003-12-22 10:35:43 UTC
[...]
qual a versão do seu "desktop"?
você checou as versões mínimas exigidas antes de compilar/instalar o
kernel 2.6.0? (no Documentation/Changes)

já foi mencionado várias vezes na lista que para o 2.6.0 é preciso uma
nova versão dos programas {ls,ins,rm,dep}mod, mod{probe,info}, etc que
estão nos pacotes modutils ou module-init-tools, este último apropriado
para o kernel 2.6.0.

como dito, leia sempre o Changes para saber as versões mínimas exigidas
para o kernel antes de compilar/instalar.

o module-init-tools está disponível para sarge/sid; deve haver um
backport para woody (acho que já foi dito também na lista - veja os
arquivos).

[]s,
--
Mario O.de Menezes, Ph.D. "Many are the plans in a man's heart, but
IPEN-CNEN/SP is the Lord's purpose that prevails"
Marcio de Araujo Benedito
2003-12-22 10:56:06 UTC
[...]
Atravessando a thread ...

Eu uso o sid com atualizacao diaria, e nao consegui rodar modulos no
2.6.0 que compilei. Netse momento eu estou gerando uma compilacao com
meus requisitos de hardware diretamente embutidos para ver se rola
legal.
[...]
Tenho os requisitos, mas como disse nao rolou de levantar os modulos.
Mas como vou ter um tempo neste feriado de natal eu vou estudar melhor a
qustao. Na verdade eu fiz a instalacao/compilacao do 2.6 mais na onda do
que na necessidade ...
Checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

"free your computer and your soul will follow..."
Mario Olimpio de Menezes
2003-12-22 12:34:25 UTC
Post by Marcio de Araujo Benedito
Post by Mario Olimpio de Menezes
[...]
eu não tive problemas com módulos; já rodei o test11 e agora o 2.6.0
na verdade, tive um pequeno problema com o módulo lp na primeira
compilação do 2.6.0 mas na segunda (corrente), funcionou beleza.
msgs de erro?
wesleyoliveira
2003-12-22 11:27:46 UTC
--- Mario Olimpio de Menezes <***@curiango.ipen.br>
escreveu: > On Fri, Dec 19, 2003 at 04:54:02PM -0200,
FaRaOhh
[...]
Bom! Eu instalei o kernel 2.6.0-test9 que estava no
repositório debian, incluindo o module-init-tools que
vem como dependência. Minha máquina agora está com
dois kernels o 2.4.18bf2.4 e 2.6.0-test9 e não deu
erro algum, exceto que minha placa nvidia parou de
funcionar no Kernel 2.6.0 mas até agora (como fiz
apenas um único teste) nada.

Já quando entro com o kernel 2.4.18 o processo de
inicialização reclama, querendo o modprobe antigo, mas
não está dando nenhum erro na utilização da máquina,
todos o drivers está sendo carregados (placa de som,
vídeo e rede).

Mas o que mais gostei no kernel 2.6 foi o fato dele
ter sanado meu problema com minhas placas utilizando o
mesmo irq, ele habilitou a rede e o modem, mesmo
estando no mesmo irq e finalmente meu modem discou sem
travar o kernel, o que acontece no kernel 2.4.18.

=====
O conhecimento deve ser livre sempre, pois é patrimônio da humanidade.
Cobol-Utilits - http://cobol.sourceforge.net
WesleyOliveira - http://wesley.tinycobol.org

caio ferreira
2003-12-23 07:22:36 UTC
On Mon, 22 Dec 2003 08:27:46 -0300 (ART)
Post by wesleyoliveira
[...]
É necessário aplicar um patch no drive da nVidia.

http://www.minion.de/
--
[ ]'s

******************* .''`.
* Caio A. Ferreira * : :' :
* GNU/Linux Debian * `. `'`
******************* `-
Gnupg ID 0x01186BE1
Key fingerprint =3D F17E 75C6 CE00 0E09 F63B 71B0 A0D2 FAD9 0118 6BE1

Os grandes gastadores são maus emprestadores

--Benjamin Franklin
Bento Loewenstein
2003-12-23 10:08:28 UTC
Post by wesleyoliveira
[...]
Lembrete:

Leia o README todo. não basta só o patch do kernel. você tem que
descompactar o instalador da Nvidia, aplicar o patch, ai rodar o
instalador modificado que vc acha em http://www.minion.de/ que é pra ele
instalar os drivers dri e glx corretamente no X.

Se fizer tudo certinho funciona sussu... em casa ta com o 2.6.0, Nvidia,
alsa e rolando de Carmageddom a Counter Strike no Winex.

aliás, foi uma boa hora pra ter mudado de placa de video de radeon pra
geforce. eu fiquei com dúvida de a radeon ia rolar no 2.6 ou não aí
troquei. mas caso eu precise, alguém sabe como anda o suporte pra placas
ATI no 2,6 ? a minha é uma 8500 (chip r200) ?

bento
Fabricio Cannini Flores
2003-12-23 16:09:48 UTC
Post by Bento Loewenstein
[...]
A minha Rage 128 pro funcionou ser dar um pio.
Ela funciona por framebuffer, mas já coloquei 1280x960x24b num monitor de
17" com essa placa.
E o mais importante, drivers Livres.

HIHU
[]'s

--
When they kick at your front door, how will you goona come?
With your hands on your head, or in the trigger of your gun?

Daniel Moraes
2003-12-18 19:57:35 UTC
Olha só ...

Fique com o 2.4.23 por enquanto. O 2.6 trará uma performance muuuito
superior, mas vale a pena esperar para ver se esta estavel mesmo e sem
buracos.
Daqui um mês ou dois, você pode atualualizar tranquilamente (fique de
olho nos DSAs)

[]s

Daniel
Fabio Brito
2003-12-18 21:59:16 UTC
On Thu, 18 Dec 2003 17:57:35 -0200
Post by Daniel Moraes
[...]
Para quem tem o woody em seus servidores, seria uma mudança
problemática, pois o kernel 2.6 precisa do module-init-tools, pois
houveram mudanças na estrutura dos módulos. E o pacote module-init-tools
não encontra-se disponível na atual versão estável (Woody).

Agora pra quem tá com sarge ou sid, é uma boa, pois o mesmo já vem com
LVS e FreeS/Wan embutido, além de opções de segurança como por exemplo a
inclusão do NSA SELinux.

Pra quem usa desktop a grande vantagem está no kenel preemptivo.

- --
+-[Fábio Brito d'Araújo e Oliveira]-+
| Coordenador de Tecnologia |
| A Tarde On Line |
|www.atarde.com.br ICQ UIN:13597090|
+--[Registered Linux User #101978]--+
BOFH excuse #190:

Proprietary Information.
Bento Loewesntein
2003-12-18 22:24:16 UTC
Fabio Brito wrote:
(snip)
Post by Fabio Brito
Pra quem usa desktop a grande vantagem está no kenel preemptivo.
(snip)

desculpa a inguinorância, mas...

esse lance de kernel preemptivo, exatamente o que é isso ? já uovi que
com isso o kernel pode rodar partes de si mesmo em CPUs que nao a de
boot em maquinas SMP e mais um monte de lances. Como que é isso
exatamente ? isso significa o fim daqueles processos em "disk wait" que
não morrem com kill -9 nem a pau ???

Bento
Fabio Brito
2003-12-18 22:38:13 UTC
On Thu, 18 Dec 2003 20:24:16 -0200
Post by Bento Loewesntein
(snip)
Post by Fabio Brito
[...]
Trocando em miudos, kernel preemptivo seria algo que atende melhor a
tarefas interativas. Por exemplo, sua sessão do X não ficaria
prejudicada enquanto você compilasse aquele programa gigantesco.
--
BOFH excuse #40:

not enough memory, go get system upgrade
Bento Loewenstein
2003-12-19 11:27:19 UTC
Post by Fabio Brito
On Thu, 18 Dec 2003 20:24:16 -0200
Post by Bento Loewesntein
(snip)
Post by Fabio Brito
[...]
Fantástico, mas...

e os processos imortais ??? Pô, meu chefe tirou onda com a minha cara
uns tempos atras. Um servidor de cliente com o sendmala rodando em
redhat tava com o load average lá no alto. a culpa are de meia-dúzia de
processos sendmail pendurados em "D". ai ele falou pra matar os
processos. quando eu falei que não dave ele riu da minha cara.

sabe porque ele riu ? porque ele é hacker de freeBSD, e no freeBSD não
tem esse lance de "processo imortal"...

será que agora eu vou poder matar esses processos em "D" ou eles
simplesmente não vao acontecer mais ???

Bento
Rodrigo Gruppelli
2003-12-19 11:20:18 UTC
Post by Bento Loewesntein
(snip)
Pra quem usa desktop a grande vantagem est=E1 no kenel preemptivo.
Eu j=E1 uso o 2.4.22 do debo com o patch do preempt. Na real nem senti muit=
diferen=E7a, mas sou meio suspeito pra falar. Tem diferen=E7a do
2.4.22+preempt pro 2.6?

[]s
Rodrigo
Vitor Horewicz
2003-12-18 22:34:41 UTC
Esse comentário leva a uma outra pergunta, alguém já documentou ou já
encontrou um trace de uma migração woody-sarge com sucesso?

Eu tinha uma instalação básica do woody (inclusive sem ter executado o
dselect) e fiz um dist-upgrade para sarge. O resultado foi que o lilo
quebrou, apresentando o erro LI (nada que um rescue disk não
corrigisse).
Tenho vontade de executar essa migração, mas agora não posso arriscar.

Agradeço antecipadamente os comentários.

até,
vitor

Era uma vez, em Thu, 18 Dec 2003 18:59:16 -0300
Fabio disse:

caio ferreira
2003-12-20 11:39:21 UTC
On Thu, 18 Dec 2003 18:59:16 -0300
Post by Fabio Brito
Agora pra quem tá com sarge ou sid, é uma boa, pois o mesmo já vem com
LVS e FreeS/Wan embutido, além de opções de segurança como por exemplo a
inclusão do NSA SELinux.
A onde é que esta essa opção, do freeswan, que eu não encontrei ?!?!
--
[ ]'s

******************* .''`.
* Caio A. Ferreira * : :' :
* GNU/Linux Debian * `. `'`
******************* `-
Gnupg ID 0x01186BE1
Key fingerprint =3D F17E 75C6 CE00 0E09 F63B 71B0 A0D2 FAD9 0118 6BE1

Nao tenho um caminho novo. O que tenho de novo e o jeito de
caminhar.
-- Thiago de Melo
José de Paula
2003-12-19 03:15:25 UTC
Post by Daniel Moraes
Olha só ...
Fique com o 2.4.23 por enquanto. O 2.6 trará uma performance muuuito
superior, mas vale a pena esperar para ver se esta estavel mesmo e sem
buracos.
Tenho rodado as versões de teste desde a 2.6.0-test4, e a partir da
2.6.0-test9 não tive nenhum problema com estabilidade. Portanto, pode
colocar tranqüilo no seu desktop; entretanto, para servidores, é
prudente esperar um pouco mais.

A versão 2.6 traz um bom aumento de desempenho, mas nada espetacular; é
difícil melhorar o que já era ótimo, não é verdade?
Existem 10 tipos de pessoas: as que sabem binário e as que não sabem.
José de Paula
2003-12-19 19:17:27 UTC
Post by FaRaOhh
[...]
# apt-get install module-init-tools

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/
Fabricio Cannini Flores
2003-12-19 19:23:57 UTC
Post by José de Paula
# apt-get install module-init-tools
Isto que é uma resposta sucinta!! :-D

FaRaOhh
2003-12-19 19:45:13 UTC
Post by José de Paula
Post by FaRaOhh
[...]
toshibao:~# dpkg -l|grep module-init
ii module-init-tools 0.9.15-pre4-1 tools for managing Linux kernel
modules

You have anymore?
José de Paula
2003-12-19 20:36:38 UTC
Estranho... talvez o modconf precise ser atualizado. O lsmod, modprobe,
insmod e rmmod funcionam?

FaRaOhh
2003-12-19 23:41:42 UTC
Post by José de Paula
Estranho... talvez o modconf precise ser atualizado. O lsmod, modprobe,
insmod e rmmod funcionam?
lsmod, insmod, modprobe funcionam, o rmmod tem que habilitar um
parametro no kernel.
José de Paula
2003-12-19 20:52:15 UTC
Senhores, alguém falou da preempção do kernel 2.6; descobri exatamente
o que vem a ser isso. É que, nas versões antigas do Linux, o kernel não
poderia ser interrompido enquanto estivesse realizando alguma tarefa,
isto é, o kernel não era preemptivo. Agora, é possível que o kernel
seja interrompido quando alguma aplicação estiver rodando. Isso faz a
versão nova parecer mais rápida, com tempos de resposta menores.

Notem os senhores que isso é diferente de o kernel interromper uma
aplicação para rodar outra, pois isso é a essência da multitarefa
preemptiva, e o Linux faz isso desde o início; o kernel agora pode
interromper, além de aplicações, a si mesmo.

Referência:

http://kniggit.net/wwol26.html

Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
2003-12-19 21:11:06 UTC
Senhores, algum falou da preempo do kernel 2.6; descobri exatamente
o que vem a ser isso. que, nas verses antigas do Linux, o kernel no
poderia ser interrompido enquanto estivesse realizando alguma tarefa,
isto , o kernel no era preemptivo. Agora, possvel que o kernel
seja interrompido quando alguma aplicao estiver rodando.
Não é bem assim. O núcleo antigo já podia ser interrompido, só não
tanto quanto o atual.

Ah, teu agente cliente de correio eletrônico não está marcando tua
mensagem com o código de caracteres usado.
--
Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra <***@prefeitura.sp.gov.br>
Prefeitura do Município de São Paulo dos Campos de Piratininga
http://br.geocities.com./lgcdutra/ +55 (11) 5080 9648
Fabricio Cannini Flores
2003-12-19 23:44:12 UTC
Me corrijam se estiver errado,
mas seria então por isso que tem gente escalando o 2.6 a 64 processadores
por kernel?
Claro que fazem isso porque o 2.6 tem suporte a NUMA (non-uniform memory
access, acesso não uniforme á memória), e um agendamento de processos
turbinado como está o do 2.6.
Seria isso?

Mario Olimpio de Menezes
2003-12-22 11:19:43 UTC
Post by Fabricio Cannini Flores
Me corrijam se estiver errado,
mas seria então por isso que tem gente escalando o 2.6 a 64 processadores
por kernel?
um kernel preemptível tem um mecanismo de lock mais refinado, isto é, as
estruturas de dados do kernel são protegidas por "lockings", de modo que
se uma instância do kernel que estiver rodando em um processador for
interrompida (preemptada - removida da cpu), as estruturas de dados que
ela está utilizando não serão
corrompidas/alteradas/deixadas_inconsistentes por outra instância do
kernel que esteja rodando em qualquer outra cpu.

como disse o Leandro G.F.C. Dutra, isto já existia no kernel antigo,
mas em menor escala. no 2.6.0 este mecanismo foi refinado.

existem algumas situações que devem ser protegidos:
- dados por CPU, estado da CPU; tb os locks têm que ser adquiridos e
liberados pela mesma tarefa.

a solução para a proteção de dados sob preempção é _desabilitar_ a
preempção enquanto durar a região crítica (trecho de código onde se
acessa variáveis compartilhadas e que pode resultar em inconsistência se
não tiver exclusão mútua).

no 2.6.0 os lockings ficaram muito mais leves, e normalmente são por
CPU, o que deixa as outras instâncias executando.

além dos lockings, existem situações em que as interrupções precisam ser
desabilitadas, e isto é feito em grande parte somente na CPU local,
também deixando as outras instâncias executando. ainda é possível
desabilitar as interrupções globalmente, mas estas situações são mais
raras e são sempre desencorajadas, ou seja, nada de programador
preguiçoso no kernel.
[...]
não somente para NUMA mas tb para SMP.

referências: preempt-locking.txt, sched-coding.txt e cli-sti-removal.txt
Still
2003-12-22 11:43:26 UTC
Galera;
Post by Mario Olimpio de Menezes
no 2.6.0 os lockings ficaram muito mais leves, e normalmente são por
CPU, o que deixa as outras instâncias executando.
Uso o 2.6.0 desde o lançamento do test9 e quase tudo funciona
bem. Algumas situações que devo resolver em breve são a minha webcam e o
iptables.
Na minha visão, os lockings não ficaram mais leves. Na minha
última compilação eu selecionei o kernel preemptivo e o meu comp.,
Athlon XP 1.7 ficou uma carroça. Está bem pior que antes.
Mas, em geral, a velocidade ficou melhor.

[]'s,

Still

--
Nelson Luiz Campos .''`. | I hear; I forget.
Engenheiro Eletricista : :' : | I see; I remember.
gnupgID: 55577339 `- | Chinese Proverb
Mario Olimpio de Menezes
2003-12-22 13:53:37 UTC
Post by Still
Galera;
[...]
pelos docs referenciados na minha msg eles ficaram mais leves no sentido
de serem mais locais.
Post by Still
última compilação eu selecionei o kernel preemptivo e o meu comp.,
Athlon XP 1.7 ficou uma carroça. Está bem pior que antes.
Mas, em geral, a velocidade ficou melhor.
uma carroça, ... velocidade melhor

num entendi o seu ponto aqui!
Still
2003-12-22 13:37:37 UTC
Mário;
Post by Mario Olimpio de Menezes
uma carroça, ... velocidade melhor
num entendi o seu ponto aqui!
Acho que rolou uma antítese aqui. :)
Eu me expressei mal. A inicialização ficou mais rápida, mas o
comp. começou a ficar lento quando rodando o spamassassin, xmms, etc..
Trava de vez em quando.
Vou compilar de novo e ver se melhora.

[]'s,

Still

Vitor Horewicz
2003-12-22 12:09:58 UTC
Mário,
com relação ao seu último comentário no email abaixo. No kernel 2.4.22
eu habilitei a diretiva CONFIG_SMP=y para que um segundo processador
seja habilitado, como permite a tecnologia Hyper Threading. Durante a
inicialização os dois processadores são reconhecidos, mas em um top
aparece apenas um.

Agora a pergunta, na série 2.6 a configuração será tão simples quanto
ativar uma diretiva ou vou precisar fazer algum "mambo jambo" pra ter
isso funcionando?

By the way... alguém já documentou ou leu alguma documentação sobre uma
migração woody-->sarge feita com sucesso?

Agradeço antecipadamente,
Vitor

Era uma vez, em Mon, 22 Dec 2003 09:19:43 -0200
Mario disse:

Mario Olimpio de Menezes
2003-12-22 13:48:40 UTC
Post by Vitor Horewicz
[...]
infelizmente não tenho um P4 HT para testar, apenas um dual PIII.
ainda estou com o 2.4.19 neste SMP e o meu top tb mostra apenas um
processador, mas a versão dele é
~$ top -v
top (procps version 2.0.7)

este é um top antigo (woody).
Post by Vitor Horewicz
Agora a pergunta, na série 2.6 a configuração será tão simples quanto
ativar uma diretiva ou vou precisar fazer algum "mambo jambo" pra ter
isso funcionando?
que configuração? habilitar SMP ou UP?
para habilitar SMP, simplesmente escolha a opção no config. nada de
"manbo jambo", pelo menos que eu tenha visto.
Rafael Silva
2003-12-22 10:37:54 UTC
Post by Vitor Horewicz
> [...]
| Mario O.de Menezes, Ph.D. "Many are the plans in a man's heart, but
| IPEN-CNEN/SP is the Lord's purpose that prevails"

Prezado Vitor,

Respondendo apenas à sua última pergunta(sobre migração Woody->Sarge,
esse fim de semana instalei o Woody na minha máquina, depois compilei o
Kerenel 2.4.23 e migrei para o Sarge(antes tinha feito para o Sid). Tudo
ocorreu sem problemas, e a máquina está rodando perfeitamente. Só um
detalhe, a minha máquina é um Desktop, e como eu disse usei o cd do
Woody como instalação inicial e depois só migrei pro Sarge, não fiz
nenhuma configuração especial no meu Woody(até mesmo pq nele não
consegui fazer funcionar o meu vídeo[geforce MX440]).
--
Rafael F. Silva - rfsbsb - Linux UID #335759 .''`.
***@webphp.com.br UIN(ICQ#) 81987883 : :' :
José de Paula
2003-12-19 21:25:17 UTC
Ah, teu agente cliente de correio eletrÎnico não está marcando tua
mensagem com o código de caracteres usado.
Desculpe. É o webmail do iG em uma máquina ruindows.

Claudio Clemens
2003-12-22 14:49:49 UTC
José Adilson
2003-12-23 12:14:11 UTC
Pois é, também estou apanhando nesse negócio. O meu mozillão tá
codificado para iso-8859-1 mas não consigo que o mesmo faça a troca do
código automáticamente para visualizar UTF-8, ou seja, tenho que abrir o
email em outra janela para modificar a codificação manualmente.
Tem como fazer para o mozilla alterar automáticamente?
Reclama lá com eles, pois não são só os seus e-mails que vem
"quebrados". Fala que é pra eles mandarem o "charset" ser iso-8859-1 ou
o que o browser usar. Vale pra muita gente que usa webmail.
[]'s
Claudio